domingo, 3 de março de 2013

Sinopse - "Venha ver o Por-do-Sol"

       No conto "venha ver o Por-do-Sol", conta-se a história de um rapaz, chamado Ricardo, que convida sua ex-namorada, Raquel, para um ultimo encontro, prometendo-lhe um incrível passeio. Mesmo não querendo ela aceita. 
       Então com os dias passados, Raquel vai de Taxi até o local, mas ao chegar logo se enfurece pois teria de continuar o caminho sozinha, pois por ser uma ladeirinha tortuosa, o carro não poderia continuar o caminho. Ao subir a ruazinha por um tempo, ela o vê, e vai a seu encontro, e começam a conversar. Depois de um tempo, ele à convida para irem ao local do encontro, mas ao chegarem, logo percebe que é um cemitério, então insiste para irem embora, pois não gostava deste tipo de lugar, mas ao insistir muito, Raquel acaba cedendo, pois a convence que veria um dos mais bonitos Pôr-do-Sol que existia, e que à tempos algumas pessoa de sua Família já foram enterrados lá. Depois de passado cerca de cinco minutos andando e conversando, ele à conduz para uma capelinha antiga que pertencia a família dele, e começa a contar uma história de sua prima, Emília que falecera e fora enterrada lá.
                Ao descerem uma longa escada, Raquel fica preocupada pois, era um lugar escuro, e mal cheiroso e não conseguia enxergar, mas Ricardo já adiantado, acende um fosforo, e pela misera luz, vê a imagem de uma garota, mas ao ler sua data de falecimento, percebe que ele mentira, pois dizia que morrera em 1800, sabia que não era possível  pois havia passado mais de cem anos, então se virou ao ouvir um barulho de chaves, e vê que Ricardo no topo da escada fechando e trancando o pequeno portão, sobe correndo gritando e pedindo para que parasse com essa brincadeira maldosa, mas simplesmente ri, e diz que ema frecha de luz iria aparecer bem devagarinho, e veria o Pôr-do-Sol mais belo do mundo, e que não precisaria gastar saliva, pois se gritasse ninguém a ouviria. Ao ouvir isso ela começa a chorar e implorar que abrisse, mas simplesmente vira-se e sai andando, ouvindo ao longe seus penosos gritos, e à cada vez que andava iam ficando mais e mais abafados, ao chegar ao portão, acende seu cigarro e vai embora.
         Imagens tiradas de: http://img1.mlstatic.com/venha-ver-o-pr-do-sol-lygia-fagundes-telles_MLB-O-2762598166_062012.jpg    e   http://www.crmariocovas.sp.gov.br/images/lyg/foto.jpg

Um comentário: